À porta da câmara, CDU vai continuar "luta por uma vida melhor no concelho"
Mariana Silva destaca os quase 700 candidatos do partido que lutaram "por um melhor resultado". CDU mantém os três lugares na AM, mas prolonga o hiato longe da Câmara Municipal de Guimarães.

Os resultados iam chegando a “conta-gotas” à sede da CDU, em pleno Largo Condessa do Juncal. Esperava-se pela boa-nova: uma votação que permitisse à força política que une comunistas e ecologistas conquistar um assento na vereação depois de há quatro anos, pela primeira vez desde 1976, ter perdido representação em Santa Clara.
Os números tardavam a chegar. Pelo meio, a certeza que a coligação saía reforçada em Brito, em Lordelo “segurava” a votação de há quatro anos e que em São Jorge de Selho conquistava mais um mandato na Assembleia de Freguesia. Já passava das 00h30 quando chegava a certeza: com todos os mandatos atribuídos, o hiato da CDU na vereação estende-se por mais quatro anos. Na Assembleia Municipal, o partido mantém os três representantes.
Ainda com quatro mandatos por atribuir, Mariana Silva, candidata da CDU à Câmara Municipal de Guimarães, realçou que a coligação que une comunistas e ecologistas “ainda é a terceira força política mais votada” do concelho. “Continuaremos firmes na defesa de uma vida melhor para os vimaranenses e da parte da CDU amanhã estaremos na rua novamente por maior mobilidade, cultura, habitação”, referiu.
A CDU até aumentou o número de votos conseguidos – ainda que ligeiramente. Em comparação com a candidatura encabeçada por Torcato Ribeiro em 2017, o partido obteve mais 31 votos: foram 5.028, o que corresponde a 5,53% da votação.
“As expetativas que alimentamos são as mesmas do início, até ao ultimo voto estaremos aqui à espera da decisão dos vimaranenses, ainda é cedo para falar de resultados definitivos. Há da parte da CDU o compromisso de respeito com todos os votos para trazermos melhor vida para os vimaranenses”, indicava Mariana Silva, ainda com cerca de 20 freguesias por apurar.
A também deputada à Assembleia da República deixou ainda uma mensagem de apreço aos “quase 700 candidatos” que foram para a rua “lutar por um melhor resultado”: “Mulheres e homens de luta que continuaram a lutar por uma vida melhor neste concelho”.