skipToMain

Emídio Guerreiro de fora da lista do PSD no círculo de Braga

Político vimaranense deixa de ser deputado ao fim de 16 anos consecutivos na Assembleia da República. Comissão Política de Guimarães tinha indicado o seu nome, juntamente com o de André Coelho Lima.

08 dezembro 2021 > 12:30

Eleito pela primeira vez deputado para a Assembleia da República em 2005, Emídio Guerreiro estará ausente da próxima legislatura; o vimaranense, de 56 anos, ficou de fora da lista do PSD pelo círculo de Braga às Legislativas de 30 de janeiro. O Conselho Nacional social-democrata aprovou todos os candidatos a deputados, com 67 votos a favor, 21 contra e seis abstenções, na reunião desta terça-feira, decorrida em Évora. 

O nome do ex-secretário de Estado do Desporto (2013 a 2015) fora um dos dois indicados pela Comissão Política de Guimarães para as eleições, juntamente com o de André Coelho Lima, que encabeça novamente o distrito. No entanto, não consta do elenco. O outro político de Guimarães na lista é Bruno Fernandes; o candidato da coligação Juntos por Guimarães às últimas Autárquicas é o número 10.

Nas mais recentes eleições diretas do PSD, realizadas a 27 de novembro, Emídio Guerreiro apoiou Paulo Rangel, candidato derrotado por Rui Rio por 1.764 votos de diferença em 36.372 – Rio teve uma percentagem de 52,4% contra 47,5%. Outros apoiantes de Rangel também ficaram de fora das listas, nomeadamente os líderes das comissões políticas distritais de Faro, Cristóvão Norte, de Viseu, Pedro Alves, e de Coimbra, Paulo Leitão.

Deputado na Assembleia da República entre 2005 e 2013 e, depois da passagem pela secretaria de Estado, entre 2015 e 2019, Emídio Guerreiro prossegue a sua carreira política como deputado social-democrata na Assembleia Municipal de Guimarães. Enquanto deputado, o vimaranense foi membro efetivo da Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação e membro suplente da Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto e da Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território.

Antes, foi assessor do ministro-adjunto Luís Marques Mendes, no governo de Cavaco Silva, entre 1992 e 1995, e vereador na Câmara de Guimarães, entre 1994 e 2002.

Tópicos

Subscreva a newsletter Jornal de Guimarães

Fique a par de todas as novidades
Podcast Podcast
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #83
Stop