O Que Faltava #04
O que não pode faltar, com Carolina Lapa, Paulo Dumas e Samuel Silva, quinzenalmente no Jornal de Guimarães.
No quarto episódio de O Que Faltava passamos em revista dois livros e uma das peças de teatro que fez parte do elenco da 33.ª edição dos Festivais Gil Vicente.
Carolina Lapa, Paulo Dumas e Samuel Silva têm no radar, para os próximos dias, as exposições ‘Found Tapes Porto, 2004-2019’, para ver no Porto, e mais a sul, em Leiria, ‘Plasticidade, Uma história dos plásticos em Portugal’.
Tudo isto intercalado com escolhas musicais que vão da Nigéria ao sul de Londres, com passagem por Lisboa.
A escritora Ana Hatherly (1929-2015) iniciou a publicação de pequenos poemas em prosa. O livro ‘463 Tisanas’, editado pela Quimera, é-nos trazido por Carolina Lapa para este episódio de O Que Faltava.
Samuel Silva traz-nos um outro livro. ‘Uma História Popular do Futebol’, um livro do jornalista Mickaël Correia, que nos conta uma história do futebol, com as derivações que o desporto-rei foi tendo na política e na sociedade.
Terminada a 33.ª edição dos Festivais Gil Vicente, que regressa após de um ano de interregno devido à pandemia, Paulo Dumas destaca o primeiro espetáculo do cartaz da edição deste ano - ‘Fora de Campo’, do coletivo lisboeta Silly Season.
No radar temos duas exposições - uma no Porto a outra em Leiria. Samuel Silva sugere a exposição que resulta da recolha, catalogação e mapeamento de fitas magnéticas, projeto desenvolvido pelo músico Pedro Augusto nos últimos anos.
No Museu de Leiria está a exposição ‘Plasticidade, Uma história dos plásticos em Portugal’, sobre o cluster da indústria dos plásticos da região, que produziu alguns dos objetos mais icónicos no imaginário portuguâs.
Em 2020, o músico e compositor Bernardo Sassetti faria 50 anos. Prematuramente desaparecido, a data serve de motivo suficiente para um conjunto de novas edições e concertos. Já com edição deste ano é possível ouvir o registo do recital gravado em 2011, sobre o texto original de ‘A Menina do Mar’ o primeiro conto infantil escrito por Sophia de Mello Breyner Andresen, com Sassetti ao piano e a leitura de Beatriz Batarda.
O quarto episódio de O Que Faltava tem ainda música, a começar por William Onyeabor, músico nigeriano que foi dado a descobrir pela editora fundada por David Byrne, a Luaka Bop. As escolhas musicais ficam completas com uma música do último disco dos Sons of Kemet e a encerrar regressamos ao disco ‘Nocturno’, disco de Bernardo Sassetti, lançado em 2002.