skipToMain

Obras na GNR Lordelo arrancam no início do ano

Obra orçada em mais de 1,3 milhões de euros será executada em sensivelmente um ano. Ministro da Administração Interna conta vir a Guimarães dentro de um ano, um ano e meio, inaugurar a empreitada.

28 novembro 2022 > 12:00

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, esteve esta segunda-feira em Guimarães para homologar a assinatura do contrato interadministrativo entre a Câmara Municipal de Guimarães, a Secretaria Geral da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana, para as ansiadas obras no Posto da GNR de Lordelo.

Trata-se de um projeto há muito necessário e reclamado que sai agora do papel para passar para o terreno que, crê Domingos Bragança, presidente da Câmara de Guimarães, arrancará no início do ano. Já José Luís Carneiro acredita que , “dentro de um ano, um ano e meio” estará em Guimarães para inaugurar esta obra orçada em mais de 1,3 milhões de euros. A obra fica a cargo do município, sendo depois entregue à GNR em regime de comodato.

O ministro referiu na cerimónia que este é um “exemplo de como o governo e as autarquias podem e devem colaborar”, ressalvando que “em boa hora” as entidades envolvidas foram capazes de “unir esforços para dar as melhores condições para quem tem a responsabilidade de garantir a segurança de pessoas e bens”.

“Se tudo correr bem, dentro de um ano ou um ano e meio, procurarei estar na inauguração desta obra há tanto tempo desejada”, destacou José Luís Carneiro no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães.

O projeto do quartel da GNR de Lordelo está “muito próximo de avançar a obra”, deu conta Domingos Bragança, informando que o concurso está lançado e em fase de adjudicação, tendo já sido encontrado o empreiteiro para desenvolver a obra. De resto, o presidente da autarquia sublinhou que “as forças de segurança têm de ter todas as condições materiais necessárias de conforto para fazer o seu trabalho”, dando até o exemplo que costuma usar nas reuniões da proteção civil e da Comissão Municipal de Segurança.

“Se não combatermos a negligência, o pequeno crime, rapidamente tornámos-nos sociedades instáveis em que quem mais ordena não é a cidadania, mas sim a desordem social”, disse, justificando depois: “Por isso é que Guimarães lutou para que este edifício possa ser uma realidade”.

Na mesma cerimónia foi ainda referido por José Luís Carneiro que o projeto de execução do Posto da GNR das Taipas está também em fase de conclusão.

Tópicos

Subscreva a newsletter Jornal de Guimarães

Fique a par de todas as novidades
Podcast Podcast
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #83
Stop