skipToMain

Universidade de Coimbra cria prémio em memória de Joaquim Norberto Pires

Homenagem ao malogrado investigador vimaranense tenciona premiar anualmente um projeto considerado inovador com uma verba de 6.000 euros, lê-se no anúncio da instituição.

20 julho 2022 > 16:30

Quase um ano depois da morte de Joaquim Norberto Pires, a 10 de agosto de 2021, num fatal acidente rodoviário aos 55 anos, a Universidade de Coimbra (UC) decidiu inscrever o nome do vimaranense ligado à Faculdade de Ciências e Tecnologia, especialista em robótica, num prémio que visa “estimular e reconhecer iniciativas inovadoras”, lê-se no comunicado emitido nesta quarta-feira pela instituição de ensino superior.

O Prémio Inovação Joaquim Norberto Pires destina-se a iniciativas “concebidas e desenvolvidas por estudantes, colaboradores, docentes ou investigadores da UC, ou pessoas que apresentem qualquer tipo de vínculo académico ou funcional com a instituição, no contexto da sua atividade”.

As candidaturas à primeira edição do prémio decorrem entre esta quarta-feira e 30 de setembro, conhecendo-se o vencedor a 09 de novembro, no Convento de São Francisco, em Coimbra. O projeto que o júri eleger como vencedor recebe 6.000 euros; caso haja duas propostas vencedoras, atribuem-se 3.000 euros a cada uma das propostas.

O prémio foi proposto pelo Conselho Geral da Universidade, órgão a que Norberto Pires pertencia, sendo coordenador da Comissão de Inovação, Serviço e Relação com a Comunidade.

“A proposta de criação deste galardão nasceu para, em simultâneo, reconhecer e distinguir iniciativas inovadoras desenvolvidas no âmbito da Universidade e homenagear o conselheiro Norberto Pires, que, tendo partido cedo demais, viveu, no entanto, o suficiente para deixar uma marca muito forte na inovação na UC”, explicou a presidente do Conselho Geral, Gabriela Figueiredo Dias.

Tópicos

Subscreva a newsletter Jornal de Guimarães

Fique a par de todas as novidades
Podcast Podcast
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #83
Stop